O Cuiabá deu um importante passo rumo à classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro sub-20. Na noite desta quinta-feira, o Dourado venceu o América-MG por 1 a 0, na Arena Pantanal, chegou aos 8 pontos e segue invicto na competição, ocupando a vice-liderança do Grupo A. Jadson, no primeiro tempo, marcou o gol da vitória.
Na próxima quinta-feira, o Cuiabá encara o Corinthians, em São Paulo, pela quinta rodada da competição. O Dourado volta a jogar na Arena contra o Ceará, em partida marcada para o dia 5 de abril.
O jogo
O Cuiabá começou a partida tentando abafar o adversário. Marcando pressão e apostando em jogadas de velocidade, o Dourado incomodava a defesa adversária. Logo nos primeiros minutos, Jadson quase marcou um gol de placa. O atacante aplicou um chapéu no marcador, driblou mais um zagueiro e bateu forte, mas a zaga do América-MG conseguiu interceptar. Cauã Pires também dava trabalho para o sistema defensivo mineiro.
Aos poucos, o América equilibrou a partida e, com mais posse de bola, também exigia bastante da defesa do Dourado. O Cuiabá continuou tentando chegar ao gol adversário através da velocidade, mas pecava no último passe.
O Cuiabá seguia mais perigoso na partida, apesar do equilíbrio. Aos 34, Jadson, mais uma vez, fez grande jogada individual, invadiu a área e bateu forte para defesa do goleiro. Na sequência do lance, porém, Gustavo Café cruzou com perfeição e, de cabeça, o camisa 7 não desperdiçou. Segundo gol dele na competição e o primeiro do Dourado na partida.
O Dourado começou o segundo tempo de forma muito superior ao adversário. Apesar do América-MG ter mais posse de bola, era o Cuiabá que assustava, ainda tendo Jadson como principal arma ofensiva. Aos oito minutos, o atacante, em jogada ensaiada de bola parada, levou perigo. No minuto seguinte, Júnior Farinea arriscou chute de fora da área e a bola passou perto do travessão.
Era nas jogadas de velocidade que o Cuiabá continuava a levar perigo – pela direita com Jadson e pela esquerda com Cauã e, posteriormente, Kaíke Silva, que teve grande oportunidade aos 27 minutos, mas foi impedido de finalizar pelo zagueiro do América.
Na parte final do segundo tempo, o América buscou pressionar o Cuiabá em busca do gol de empate e tentava, através de cruzamentos, criar oportunidades de gol, sem sucesso devido à solidez do sistema defensivo do Dourado e da eficiência do goleiro Rhyan nas saídas de gol.
Aos 51 minutos de jogo, a arbitragem encerrou a partida e decretou mais uma vitória do Dourado no Brasileirão sub-20, que chega aos 8 pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo A. O próximo desafio é na quinta-feira, dia 30, contra o Corinthians, em São Paulo.
O Cuiabá esteve em campo com Rhyan; Gustavo Café (Giulinho), Vinicius Dorneles, Renan Carrasco e Rikelme; Calebe, Júnior Farinea (Thomas) e Luiz Felipe (Gustavo Santos); Jadson, Cauã (Kaíke Silva) Pires e Gaiá (Vinicius Fernando). O técnico é William Araújo.