Faz parte da história do futebol a discussão entre torcedores sobre lances e situações de jogo que opõem opiniões. Muitas vezes, isso se arrasta por dias. Com o objetivo de ajudar a elucidar esses casos, a CBF, por meio da CBF TV, passa a apresentar todas as terças-feiras um programa que contará com a presença do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.
Nessa primeira edição, Seneme analisa lances de vários jogos da sexta rodada do Brasileirão Assaí 2023. A ideia é que a iniciativa seja estendida a outras competições. O intuito não é o de apontar acertos e eventuais erros da arbitragem, mas sim o de esclarecer questões que muitas vezem passam despercebidas por torcedores e críticos em geral.
“É um desafio, porque toca um pouco na ferida da arbitragem, nem tudo é acerto, existem sim situações de interpretação e existem os erros que são cometidos. E agora, com essa iniciativa da CBF TV, a gente tem a oportunidade de confrontar os dois lados. Um espaço importante para tirar dúvidas, à luz das orientações da Fifa”, disse Seneme.
A CBF é a primeira confederação nacional a fazer um programa para comentar especificamente situações que envolvem a arbitragem em jogos de futebol.
“Tudo que vier a trazer transparência e informação para todos os segmentos do futebol – clubes, federações, torcedores, imprensa – tem o meu apoio. Um dos principais pilares da minha gestão é a transparência e as portas abertas da CBF ao diálogo. Seneme é um homem da minha confiança, um profissional competente e que aceitou o desafio de deixar a Conmebol e vir para a CBF qualificar a arbitragem brasileira, com a missão de aproximar a arbitragem de todos”, declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Para Ayana Simões, jornalista e apresentadora da CBF TV, o programa pretende dar transparência ao torcedor sobre as decisões da arbitragem. “É um espaço novo que propõe o reforço da transparência, além do entendimento das decisões e regras da arbitragem que costumam ser alvo de divergências.”