COPA VERDE: CUIABÁ LARGA EM VANTAGEM NAS QUARTAS DE FINAL

COPA VERDE: CUIABÁ LARGA EM VANTAGEM NAS QUARTAS DE FINAL

O Cuiabá conquistou uma importante vitória em Goiânia nesta quarta-feira. O Dourado superou o Vila Nova por 2 a 0, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde. Com o resultado, o Cuiabá pode até perder por um gol de diferença na partida de volta que se classifica para a semifinal da competição regional.

Marllon e Isidro Pitta, no primeiro tempo, marcaram os gols da vitória do Cuiabá.

O jogo

O Cuiabá foi superior ao Vila Nova em boa parte do primeiro tempo mas, apesar de ter o controle da posse de bola e ocupar o campo ofensivo, encontrava dificuldades em criar chances claras de gol – as principais tentativas eram pela direita, com Jonathan Cafú.

O primeiro gol do Dourado na partida saiu de uma jogada ensaiada. Ronald cobrou escanteio, Pablo Ceppelini acionou Wellington Silva, que passou pela marcação, foi ao fundo e cruzou. Marllon, de cabeça, empurrou para as redes, aos 18 minutos do primeiro tempo.

Após sofrer o gol, o Vila Nova mudou de postura e, mais ofensivo, levou perigo. Donato desperdiçou chance clara aos 24 minutos. Pouco tempo depois, Walter fez grande defesa em chute de fora da área. O time da casa tinha boas chegadas também em cruzamentos rasteiros, pelos lados da área, mas que foram interceptados pela defesa do Dourado.

Aos 37 minutos, em contra-ataque, Pitta avançou e, sozinho, na entrada da área, tocou por cobertura, na saída do goleiro, marcando um golaço e ampliando a vantagem. Foi o primeiro gol do paraguaio na Copa Verde e o sétimo dele na temporada, artilheiro do Dourado em 2023.

O time da casa voltou para o segundo tempo tentando correr atrás do prejuízo e, nos primeiros minutos, buscou pressionar o Cuiabá. As tentativas eram em jogadas de velocidade pela direita e em chutes de fora da área. Guilherme Parede, de cabeça, teve boa oportunidade, mas Walter defendeu de forma segura.

Aos 13 minutos, Lourenço cobrou falta da entrada da área e a bola passou ao lado da trave, com muito perigo. Alguns minutos mais tarde, em erro de saída de bola do Dourado, Walter fez grande defesa em finalização de dentro da área, evitando o gol do adversário.

O Vila Nova conseguiu chegar ao gol aos 27 minutos. Após sobra de dentro da área, Matheuzinho finalizou na saída de Walter e marcou. O lance, porém, foi anulado pela arbitragem por impedimento.

Nos minutos finais da partida, o Cuiabá conseguiu recuperar o controle do jogo e voltou a criar oportunidades de gol, principalmente em chutes de fora da área. Vinicius Boff levou perigo ao gol de Vanderley. O goleiro do Vila Nova ainda faria grande defesa em finalização de Rafael Gava, aos 42 minutos.

O resultado dá uma boa vantagem para o Cuiabá para a partida de volta, na Arena, no dia 22. O Dourado pode ser derrotado por um gol de diferença que se classifica. Empate ou vitória classifica o Cuiabá para a semifinal, para enfrentar o vencedor do duelo entre Brasiliense e Goiás – empate sem gols na primeira partida, disputada em Brasília.

O Cuiabá esteve em capo com Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Mateusinho; Ronald (Filipe Augusto), Denilson (Fernando Sobral) e Pablo Ceppelini; Jonathan Cafú (Iury Castilho), Wellington Silva (Vinicius Boff) e Isidro Pitta (Rafael Gava).

100 vezes Walter

A partida contra o Vila Nova foi especial para o goleiro Walter. O camisa 1 e capitão do Cuiabá completou 100 jogos no clube – é o goleiro que mais vezes vestiu a camisa do Dourado na história.

Walter chegou ao Cuiabá em 2021 e foi decisivo nas campanhas de permanência na elite do futebol brasileiro. O goleiro também conquistou o Campeonato Mato-grossense de 2022.

Veja Também