CUIABÁ ADQUIRE APARELHO DE CONTROLE DE HIDRATAÇÃO ATRAVÉS DA SALIVA

CUIABÁ ADQUIRE APARELHO DE CONTROLE DE HIDRATAÇÃO ATRAVÉS DA SALIVA

Atletas passam a ser monitorados através do teste de saliva; novo equipamento proporciona resultados mais precisos e substitui a avaliação de urina

O Núcleo de Saúde e Performance do Cuiabá adquiriu neste mês um novo aparelho: trata-se do MX3, moderno dispositivo que monitora de maneira prática a hidratação dos atletas através do teste de saliva. O novo equipamento proporciona resultados mais precisos do que a avaliação de urina, método utilizado pelo clube anteriormente.

O equipamento já começou a ser usado nos jogadores, aumentando a agilidade no fluxo de informações, o que otimiza o monitoramento fisiológico dos atletas. 

“É um aparelho que nos permite fazer avaliação simplesmente com a coleta da saliva. É um processo simples, rápido e extremamente funcional. Em segundos temos o resultado da hidratação dos atletas. Cuiabá é uma cidade muito quente e com baixa umidade, então esse é um cuidado que precisamos sempre estar atentos. É um equipamento que agrega muito, através desse dispositivo temos mobilidade para fazer o teste em qualquer lugar”, disse o nutricionista do Dourado, Rafael Costa. 

O profissional destaca ainda a agilidade na obtenção do resultado de hidratação do atleta para que o departamento possa tomar as melhores decisões. 

“Com esse resultado imediato, conseguimos monitorar a hidratação deles seja antes ou depois dos treinos e jogos, planejar a recuperação e consequentemente melhorar o desempenho em campo”, finalizou. 

O goleiro João Carlos, atletas mais antigo do elenco do Dourado, falou sobre o ganho com a compra do aparelho e a importância do cuidado com a hidratação. 

“É importante saber como estamos em relação à hidratação, a nossa cidade é muito quente, o clube ofereceu esse aparelho e estamos aproveitando para termos consciência maior sobre o nosso corpo e desempenho”, relatou. 

Altamiro Bottino, coordenador científico do clube, também enalteceu a mais nova aquisição do Núcleo de Saúde do Dourado. 

“Ganhamos muito com esse novo aparelho, principalmente na precisão do resultado. O MX3 corrige um grande erro estatístico em relação à coleta de urina, que em muitos casos mostra que a pessoa está desidratada sem efetivamente estar assim. Com o teste da saliva nesse equipamento temos uma segurança maior no resultado”, afirmou.

Investimentos em estrutura

O vice-presidente Cristiano Dresch destacou o fortalecimento do Núcleo de Saúde e Performance, que já conta com diversos equipamentos para o bem-estar e desempenho do elenco de jogadores. 

“O Cuiabá está atento às novas tecnologias e sempre busca a melhora de todos os departamentos. Tudo o que for para o benefício dos jogadores, não vamos medir esforços para realizar. Temos metas grandes e aprimorar a nossa estrutura é uma das prioridades para que o crescimento do clube continue”, relatou.

A compra do MX3 faz parte da série de investimentos que o clube está realizando em todos os setores, em especial ao Núcleo de Saúde e Performance, com o intuito de proporcionar melhores condições de treinamento, prevenção e tratamento aos atletas, impactando diretamente no rendimento esportivo.

Entre os equipamentos já adquiridos, estão: os GPS da Catapult, que fornece mais de quatro mil dados individualizados dos atletas; o aparelho de Ultrassom para detectar possíveis lesões, agilizando o diagnóstico e tratamento; o Tecar, destinado à fisioterapia e que proporciona uma recuperação mais rápida usando altas temperaturas; o Kineo, equipamento usado para analisar a força e os movimentos de cada atleta, fornecendo dados essenciais para o planejamento e aplicação dos treinos físicos; além outros dispositivos e softwares que avaliam a assimetria, velocidade dos movimentos e tempo de reação, aspectos táticos e técnicos e de aprimoramento do treino cognitivo, auxiliando nas tomadas de decisões durante treinos e jogos, entre outros.

Somente no ano de 2023, foram investidos aproximadamente R$1 milhão em equipamentos para o Departamento de Performance e Saúde, além de cursos de capacitação e especialização para os funcionários do clube. 

Os investimentos serão ainda mais intensificados nos próximos meses, com o avanço das obras e entregas de algumas instalações do Centro de Treinamento Manoel Dresch, que já está sendo utilizado para treinos da equipe profissional. O novo CT vai contar, por exemplo, com uma das academias mais modernas e bem equipadas da América Latina.

“Nosso centro de treinamentos será um dos melhores do Brasil, o que vai proporcionar mais estrutura e condições ainda melhores para comissão técnica, colaboradores e atletas desenvolverem o trabalho da melhor forma possível, impactando diretamente no rendimento dentro de campo e nos resultados esportivos”, finalizou Cristiano.

Veja Também