Um ponto importante e histórico para o Dourado no Brasileirão. Jogando no Morumbi, o Cuiabá empatou em 0 a 0 com o São Paulo, chegou aos 48 pontos e garantiu a melhor participação do clube na história do Campeonato Brasileiro.
O confronto integrou a rodada de número 35. Com o resultado, o Cuiabá se mantém em nono lugar, enquanto a equipe paulista aparece na 11ª colocação, com 47 pontos.
O próximo desafio do Dourado é na quarta-feira (29), contra o Inter, na Arena Pantanal. O duelo está marcado para às 19h (de MT)
O jogo
A partida foi de poucas chances de gol para as duas equipes. A primeira chegada perigosa foi do São Paulo. Lucas cabeceou a queima-roupa e Walter fez grande defesa, aos 11 minutos do primeiro tempo.
Clayson teve boa chance aos 21 minutos. Em jogada ensaiada, o atacante recebeu na entrada da área, driblou o marcador e finalizou. A bola desviou na zaga e saiu em escanteio. Ainda na primeira etapa, Raniele teve boa oportunidade dentro da área, mas não conseguiu espaço para a finalização.
A segunda etapa seguiu com poucas oportunidades. Aos 20 minutos, Rikelme cruzou rasteiro e Pitta desviou para grande defesa do goleiro Rafael. O lance, porém, foi anulado por impedimento do centroavante paraguaio. Sobral, aos 40, arriscou chute de fora da área, mas mandou sobre o gol.
Walter precisou fazer mais uma grande defesa, já nos minutos finais. O camisa 1 e capitão do Dourado defendeu finalização de dentro da área e, no rebote, conseguiu evitar a finalização do atacante adversário e manter o placar zerado, garantindo mais um ponto para o Cuiabá no Campeonato Brasileiro.
O Dourado realiza um treino físico ainda em São Paulo na manhã de segunda-feira, e durante a tarde retorna à Cuiabá. Na quarta, enfrenta o Inter, às 19h (de MT), pela rodada de número 36 do Brasileirão.
O Cuiabá esteve em campo com Walter, Marllon, Allyson e Alan Empereur; Matheus Alexandre, Raniele (Lucas Mineiro), Denilson (Filipe Augusto) e Rikelme; Jonathan Cafú (Fernando Sobral), Clayson (Derik Lacerda) e Isidro Pitta (Wellington Silva). O Dourado foi comandado pelo auxiliar técnico Bruno Lazaroni.
MELHOR CAMPANHA DA HISTÓRIA
Com o empate no Morumbi, o Cuiabá chegou aos 48 pontos, alcançando a melhor campanha do clube na história do Brasileirão – superando a pontuação obtida em 2021, 47 pontos.
O Dourado já havia superado o número de vitórias das duas edições anteriores – em 2023, já são 13 triunfos, contra 10 em 2021 e 2022. O ataque também já é o mais positivo, com 36 gols marcados.
Restam três partidas a serem disputadas e o Dourado vai em busca dos objetivos: o primeiro é garantir matematicamente a permanência na elite.
Confira as campanhas do Dourado no Brasileirão
2021
- 47 pontos
- 15º colocado
- 10 vitórias
- 17 empates
- 11 derrotas
- 34 gols marcados
- 37 gols sofridos
2022
- 41 pontos
- 16º colocado
- 10 vitórias
- 11 empates
- 17 derrotas
- 31 gols marcados
- 42 gols sofridos
2023*
- 48 pontos
- 13 vitórias
- 9 empates
- 13 derrotas
- 36 gols marcados
- 35 gols sofridos