CUIABÁ REALIZA GRANDE INVESTIMENTO NO DEPARTAMENTO MÉDICO

O crescimento do Cuiabá dentro de campo nos últimos anos é reflexo também do desenvolvimento do clube e das melhorias nos diferentes setores do clube. Na atual temporada, o Dourado realizou um grande investimento no departamento de saúde e performance, com o intuito de proporcionar melhores condições de treinamento e tratamento aos atletas, impactando diretamente no rendimento esportivo.

Neste início de 2023, o Cuiabá comprou equipamentos para os departamentos de fisiologia, fisioterapia e também preparação física. Entre as aquisições, estão o GPS da Catapult, que fornece mais de quatro mil dados individuais dos atletas, tanto dos treinamentos quanto dos jogos. Entre as informações disponibilizadas pelo equipamento, estão a distância percorrida, mapa de calor, velocidade, entre outros, permitindo a comissão técnica ter inúmeros dados individuais de cada atleta. O clube já tinha aparelhos de GPS, mas com tecnologia inferior.

Outro dispositivo adquirido foi o aparelho de Ultrassom, destinado ao departamento médico e que tem como principal função detectar possíveis lesões, bem como a respectiva gravidade, agilizando o diagnóstico e tratamento dos atletas. Para o setor de fisioterapia, o Dourado investiu na compra do Tecar, equipamento de tratamento de dores e queixas que, usando alta temperatura, recupera os tecidos afetados e promove uma recuperação mais rápida e eficiente ao atleta.

“Uma série de novos investimentos aconteceram nos últimos dois anos e, especialmente nas últimas semanas, a gente adquiriu alguns equipamentos que vão melhorar muito os nossos processos dentro do clube. Isso vai nos permitir monitorar, identificar os danos e tratá-los. Através dessa integração, a gente possibilita um melhor desempenho para o atleta”, destacou Altamiro Bottino, coordenador científico do Cuiabá.

Os atletas percebem o crescimento e a estruturação do clube, e veem as melhorias no rendimento dentro de campo. Rafael Gava, que chegou ao Cuiabá em 2020 e soma mais de 130 partidas com a camisa do Dourado, destaca a segurança fornecida para o que jogador desempenhe dentro de campo de forma tranquila, sabendo do suporte que terá do departamento de saúde, caso necessário.

“Estou desde 2020 no clube e venho acompanhando toda essa evolução. O Cuiabá vem crescendo muito, tanto da parte médica, de fisiologia, fisioterapia e também na parte física, para que a gente tenha menos atletas lesionados e a comissão técnica possa colocar o que tem de melhor dentro de campo, trazendo mais resultados para o Cuiabá”, afirmou Gava.

Os investimentos realizados fazem parte do projeto de estruturação do clube – que avança de forma rápida em 2023 e se intensificou nos últimos anos, com a permanência do clube na elite do futebol nacional. O grande exemplo é a construção do novo centro de treinamentos. As obras das novas instalações estão em ritmo acelerado, e a equipe profissional já utiliza os dois campos – em perfeito estado – para os treinamentos.

“Sabemos que, para ter resultados expressivos dentro de campo, precisamos de uma estrutura qualificada e apta a fornecer aos atletas e à comissão técnica as melhores condições de trabalho, e é nesse sentido que estamos investindo. Ainda vamos evoluir muito em curto e médio prazo, e dentro de poucos anos o Cuiabá vai estar entre os clubes mais bem estruturados do país”, destacou Cristiano Dresch, vice-presidente do Dourado.

“Nossos grandes investimentos não se concentram apenas em equipamentos e estrutura física, mas também na contratação de profissionais qualificados e na capacitação do nosso corpo de funcionários”, finalizou o dirigente.

GPS da Catapult fornece informações precisas dos treinamentos e jogos.

Veja Também