Olho em 2026? Vitor Roque foca primeiro no Mundial sub-20: “Um passo de cada vez”

Olho em 2026? Vitor Roque foca primeiro no Mundial sub-20: “Um passo de cada vez”

Na apresentação da seleção brasileira sub-20 para o Sul-Americano da categoria, o tema principal foram as ausências de alguns atletas inicialmente convocados, mas que acabaram não liberados por seus clubes. Porém, uma dos principais nomes do time que tentará a classificação para o Mundial recebeu sinal verde e estará no foco dos holofotes da Colômbia: o atacante Vitor Roque.

O jogador de 17 anos explodiu de vez no futebol brasileiro na temporada passada, quando ganhou espaço no Athletico-PR e brilhou na disputa da Copa Libertadores, sendo indicado para o prêmio de craque do torneio. E relatou que, ao ser consultado pelo clube se gostaria de jogar o Sul-Americano, não heistou.

– Me perguntaram se eu queria vir, eu falei que “claro”, 100% focado. Vou deixar o Estadual um pouco de lado, e vou com a seleção buscar esse título. Servir a seleção brasileira é motivo de muito orgulho pra mim e tenho certeza que para meus companheiros também – comentou.

Vitor Roque negou o rótulo de uma das estrelas da equipe, alegando que outros jogadores do elenco também têm uma bagagem que pode ser importante no torneio. E deixou claro que o time está focado para conseguir uma das três vagas no Mundial sub-20, que será disputado ainda esse ano – deixando para depois as metas de ter espaço na seleção brasileira principal e tentar chegar à Copa do Mundo de 2026.

– Eu sonho muito, mas prefiro um passo de cada vez. Vamos focar nesse sul-americano, depois tem a Copa do Mundo sub-20 e depois pensa lá em 2026 (risos).

+ Seleção brasileira sub-20 se apresenta para a disputa do Sul-Americano

O atacante Sávio, que defende o PSV, da Holanda, é mais um a demonstrar que as gerações mais jovens têm dado bastante importância à seleção brasileira. O jogador de 18 anos indicou que também já pensa em duas Copas do Mundo com a camisa do Brasil: tanto a sub-20, neste ano, como aquela que todos os atletas sonham, nos Estados Unidos, México e Canadá, em 2026. E chegou a dizer que a seleção seria o suficiente para sua carreira, de tão bem que se sente vestindo a camisa canarinho.

– Seleção brasileira para mim é tudo. Por mim, tinha que ter só a seleção brasileira. Acho que aqui eu me sinto feliz, me sinto alegre, leve, contente, ainda mais com meus amigos. Quando eu recebi a notícia que eu tinha sido convocado, me chamaram para perguntar o que eu queria, e eu abri mão de tudo para estar aqui – afirmou Sávio.

Os jogadores convocados por Ramon Menezes se apresentaram nesta quinta no Rio de Janeiro, onde realizaram exames médicos antes de rumarem à Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação para o Sul-Americano, que será realizado na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro. O time segue treinando no CT da CBF até o dia 16, quando viajará para o país-sede.

A seleção brasileira estreia no Sul-Americano sub-20 no dia 19 de janeiro, diante do Peru. Os outros adversários do grupo A são Argentina, Paraguai e a anfitriã Colômbia. Os três primeiros colocados de cada um dos dois grupos avança para um hexagonal final, que define o campeão e os quatro classificados para o Mundial da categoria, em junho. Os três primeiros também asseguram um lugar nos Jogos Pan-Americanos.

Veja a lista final de convocados para o Sul-Americano sub-20:
Goleiros: Kaíque (Palmeiras), Kauã Santos (Flamengo) e Mycael (Athletico);
Defensores: Arthur (América -MG), André (Bahia), Kaiki Bruno (Cruzeiro), Patryck (São Paulo), Douglas Mendes (RB Bragantino), Robert (Corinthians), Weverton (Cruzeiro) e Michel (Palmeiras);
Meio-campistas: Andrey Santos (Vasco), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio), Alexsander (Fluminense) e Guilherme Biro (Corinthians);
Atacantes: Stênio (Cruzeiro), Pedro Henrique (Corinthians), Giovane (Corinthians), Renan Viana (Athletico), Luís Guilherme (Palmeiras), Sávio (PSV) e Vitor Roque (Athletico-PR).

Fonte: Globo Esporte

Veja Também