O lateral-direito Vanderson, natural de Rondonópolis, participou da vitória do Brasil por 1 a 0 sobre o Peru, na noite desta terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O jogador entrou aos 39 minutos do segundo tempo ao substituir o também lateral Danilo.
Esta foi a segunda convocação do jogador mato-grossense, mas a primeira para disputar jogos oficiais. Contra a Bolívia ele não entrou, mas diante do Peru, pela segunda rodada, participou de pouco mais de 10 minutos. Foi enquanto Vanderson estava em campo que a Seleção Brasileira conseguiu marcar o gol da vitória – Marquinhos fez de cabeça.
Vanderson atualmente defende o Mônaco da França. Com apenas 22 anos, ele já recebeu sondagem do Barcelona e tem sido convocado para a Seleção Brasileira. Vanderson foi lembrado nas últimas duas listas feitas por Ramon Menezes e Fernando Diniz.
A próxima partida das eliminatórias será mês que vem, no dia 12 de outubro, contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá. É a chance de Vanderson pode jogar uma partida valendo vaga na Copa do Mundo no seu estado de origem.