O Brasileirão Série B 2024 terá visibilidade inédita. A partir desta sexta-feira (19), os torcedores poderão assistir os jogos da competição em seis canais diferentes. Além dos jogos negociados pelo Santos com a Globo, a CBF acertou a exibição da Série B com Tv Brasil (tv aberta), Band (tv aberta), Sportv (tv fechada), Premiere (pay-per-view) e Goat (streaming).
“Trabalhamos intensamente nos últimos meses e conseguimos construir uma competição que terá uma visibilidade inédita. Além da exposição do campeonato em várias telas, garantimos recursos financeiros para os clubes e muitas opções para os torcedores acompanharem os seus times”, anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“A CBF vai continuar trabalhando para fazer a Série B cada vez mais atrativa para o torcedor dentro do campo e comercialmente interessante para os clubes”, acrescentou.
A primeira rodada terá todos os jogos exibidos.
Veja onde assistir os jogos da primeira rodada
Sexta – 19/04
Novorizontino (SP) x CRB (AL) – 19h – Jorge Ismael de Biasi, Novorizonte (SP) – Premiere e GOAT
Botafogo (SP) x América (MG) – 19h – Santa Cruz, Ribeirão Preto (SP) – Sportv e Premiere
Operário (PR) x Avaí (SC) – 21h – Germano Kruger, Ponta Grossa (PR) – TV Brasil, Premiere e GOAT
Sábado – 20/04
Chapecoense (SC) x Ituano (S), 15h30 – Arena Condá, Chapecó (SC) – Sportv e Premiere
Santos (SP) x Paysandu (PA) – 16h30 – Vila Belmiro, Santos (SP) – TV Globo, Sportv e Premiere
Amazonas (AM) x Sprot (PE) – 17h – Arena da Amazonas, Manaus (AM) – TV Brasil, Premiere e GOAT
Ceará (CE) x Goiás (GO) – 18h – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – Sportv e Premiere
Domingo – 21/04
Ponte Preta (SP) x Coritiba (PR) – 18h – Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – TV Brasil, Premiere e GOAT
Segunda – 22/04
Vila Nova (GO) x Guarani (SP) – 21h – Onésio B. Alvarenga – Goiânia (GO) – Sportv e Premiere
Terça – 23/04
Brusque x Mirassol (SP) – 21h – Hercílio Luz – Itajaí (SC) – TV Brasil, Premiere e GOAT
Quatro vagas para a Série A
As 20 equipes participantes entram na competição focadas, além do título, em terminar entre as quatro melhores colocadas para disputar a elite do futebol brasileiro. O campeão também garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2025.
Com clubes das cinco regiões do Brasil, a Série B promete muita emoção ao longo dos 380 jogos.
Confira as equipes participantes: Amazonas, América Mineiro, Avaí, Botafogo-SP, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Goiás, Novorizontino, Guarani, Ituano, Mirassol, Operário-PR, Paysandu, Ponte Preta, Santos, Sport e Vila Nova.
Oriundos das Séries A e C
América Mineiro, Coritiba, Goiás e Santos disputaram a Série A em 2023 e vão precisar demonstrar bom futebol para retornar.
Por outro lado, Amazonas, Brusque, Operário-PR e Paysandu vieram da Série C. A temporada de sucesso pode ser um estímulo para um bom desempenho em 2024.
Estreias
Nesta edição, a Série B conta com dois clubes estreantes: Santos e Amazonas, equipes que apresentam bom início de temporada com os vice-campeonatos paulista e amazonense, respectivamente.
Bom começo nos Estaduais
O torneio terá também quatro times campeões estaduais: Ceará (Cearense), Paysandu (Paraense), Sport (Pernambucano) e CRB (Alagoano). Além desses, Vila Nova (Goiano) e Brusque (Catarinense) bateram na trave da conquista e ficaram com o vice-campeonato.
No Campeonato Mineiro, o América-MG, por sua vez, chegou à semifinal, mesma fase que alcançaram Avaí (Catarinense), Novorizontino (Paulista) e Coritiba (Paranaense).
Velhos campeões
Seis equipes já levantaram a taça da Série B em temporadas anteriores: América-MG (1997 e 2017), Coritiba (2007 e 2010), Goiás (1999 e 2012), Guarani (1981), Paysandu (1991 e 2001) e Sport (1990).
Em busca da primeira Série A
Amazonas, Brusque, CRB, Novorizontino, Ituano, Mirassol sonham em participar da elite do futebol brasileiro pela primeira vez.
Quinto e sexto colocados do Brasileirão Série B 2023, Novorizontino e Mirassol buscam ajustar os pequenos detalhes que faltaram para ficar no G-4 e chegar à almejada Série A. Já CRB e Ituano terminaram distantes da vaga do acesso (nono e 14º lugares, respectivamente) e miram fazer uma campanha melhor neste ano.
Campeão e vice da Série C, Amazonas e Brusque iniciam a Série B com a confiança do bom desempenho em 2023.
Objetivo: melhorar a colocação
Botafogo-SP, Ponte Preta e Chapecoense vão procurar reverter o desempenho na temporada passada, quando ficaram na parte de baixo da tabela, e vão briga pelas primeiras colocações do campeonato.